OLHARES


Existem três formas de olhar o mundo:

OLHAR DA CARNE, um olho físico, estrutural, capaz de enxergar a matéria pura e simplesmente. Enxerga apenas o aparente: é o "ver por ver"

OLHAR DA RAZÃO, mais refinado que o olhar da carne, pois permite que, ao olharmos para alguém ou algo, sejamos capazes de analisar racionalmente essa visão, pensar sobre ela. O olhar da razão é o da ciência, para o qual tudo precisa ser provado: é o "ver para crer"

OLHAR DA CONTEMPLAÇÃO, este é um olhar todo especial, está em comunhão com a grandeza da natureza: é o "ver além". Quando olho para alguém ou algo com esse olhar, não estou me detendo apenas no que é nem em como funciona. Quando olho com este olhar, estou sentindo. Minha percepção me traz uma clareza maior e sentimentos que me tocam de forma profunda, porque não apenas vejo, mas entro em comunhão com o que está diante de mim. Quando olho para você com este olhar, você é muito mais do que eu posso perceber, enxergar ou entender; é o que eu posso sentir.



(Pensamento de São Boaventura, teólogo do séc.XIII) Do livro de Anderson Cavalcanti - "O que realmente importa?"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu

O CAOS DE MIM

FENIX